NEEJACP Mário Quintana

 

(De NOES para NEEJA)                                                           03/maio/2011

 

 

          O Neeja Mário Quintana nasceu do trabalho de um grupo de professores que sentindo a necessidade de atender os anseios de pessoas que procuram seu crescimento profissional e acadêmico, buscaram junto as autoridades educacionais e políticos a criação desse setor em Santa Maria.

          Muitos desses professores são oriundos do antigo NOES (Núcleo de Orientação de Ensino Supletivo) criado em abril de 1982 para atender alunos inscritos nos exames supletivos oferecidos pelo estado do RS. O NOES, instalado no 4º andar do edifício João Paulo II, funcionou inicialmente de segundas à sextas-feiras, das 15h às 21h, na rua Venâncio Aires. Mais tarde, com a crescente procura por alunos, passou a atender nos três turnos.  As aulas eram oferecidas em períodos de 45 minutos e os professores recebiam os alunos numa mesma sala de aula, atendendo-os individualmente ou em grupos de quatro pessoas.

          Com a ampliação dos turnos e o aumente pela procura de atendimentos, o NOES teve de achar um outro local para se instalar. Mudou-se então para um prédio localizado na rua Vale Machado, 1454, esquina com a Avenida Rio Branco onde inicialmente locous cinco salas, depois mais seis. 

          Os conteúdos enviados de Porto Alegre pela SE, desatualizados, fazem com que o professor do NOES passe a confeccionar o conteúdo das diversas disciplinas em polígrafos atualizados com a realidade do momento e condizentes com as provas apresentadas nos Exames Supletivos.

          Por volta do ano 2000 os professores aventam a possibilidade de também avaliarem seus alunos em sala de aula. Queriam também poder acompanhar o crescimento dos conhecimentos adquiridos em aula.

          Muitas foram as viagens que o grupo realizou por várias cidades do RS na busca de informações, conhecimentos e métodos de aprendizagem, através de contatos com outros NOES e CEES.

          De volta à Santa Maria, com todo o conhecimento adquirido, professores e funcionários reuniram-se para traçar e montar um Regimento e um Plano Político Pedagógico. Com o trabalho concluído enfrentaram a Secretaria de Educação do RS e o Conselho Estadual de Educação na busca da concretização de seu trabalho.

          No dia 27 de maio de 2002, sob o nº 41638, foi assinado o Decreto de Criação do Neeja.  A Autorização de Funcionamento com Parecer do CEED, sob o nº 1492/2002, ocorreu no dia 18 de dezembro de 2002. O sonho dos professores em criar o NEEJA estava realizado.

          O novo método trouxe maior motivação ao aluno. A participação em sala de aula  passou a ser avaliada diretamente pelo professor do Núcleo Estadual de Educação e de Cultural Popular Mário Quintana. Além da confecção dos conteúdos, os professores também elaboram provas de conclusão de etapas (séries), aplicadas na própria sala de aula.

          A procura pelo novo modo de atendimento cresceu. Trabalhadores do comércio local e  de outros municípios brasileiros buscam o NEEJA para concluírem seus estudos, almejando uma melhor colocação no mercado de trabalho e/ou em cursos universitários.

          No ano de 2010 a SE determina que os NEEJAs deixem de atender regularmente os alunos e passem a ser apenas locais de “tirar dúvidas” com atendimento de curta duração. Para realizar provas nas áreas do conhecimento, as matrículas são substituídas por inscrição de alunos, semelhante ao que ocorre no ENEM.

          Assim, o NEEJA Mário Quintana, inscreve diariamente o aluno e realiza provas semanais nas quatro áreas de estudo, Linguagem, Matemática, Humanas e Científicas. Obtendo aprovação nas áreas pendentes, o aluno recebe o Certificado de Conclusão que tem a aprovação do CEED. Caso o aluno reprove em alguma dessas áreas de estudo, ele poderá refazer sua inscrição para prestar nova prova em data a ser agendada na secretaria do Núcleo.

          O Neeja Mário Quintana conta hoje com 25 servidores concursados.  Um diretor, um Vice-Diretor, um Coordenador de Provas, dezessete professores que atendem o Ensino Fundamental e Médio, três funcionários administrativos e dois serviços gerais. Esta localizado na Rua Serafim Valandro, 369, em espaço        amplo, arejado e independente pertence ao governo do estado do RS

          Aqui, com certeza, estamos em melhores condições para atender a todos os nossos alunos.